PROBLEMAS PARA AMAMENTAR: SAIBA AQUI QUAIS SÃO E COMO SUPERÁ-LOS
Olá pessoal!! Hoje em nosso artigo, iremos conversar sobre os atropelos da amamentação. Muitas pessoas amantes do tema focam em ressaltar o que há de belo nesse processo, porém na prática muitas mulheres sofrem pra conseguir amamentar seus bebês, chegam até a desistir e recorrem ao leite industrializado, por diversos motivos.
Sabendo da importância do leite materno para o bebê humano, vale a pena investir tempo para aprender ainda mais, pesquisar a fundo e tentar de todas as maneiras oferecer este rico alimento para nossos príncipes e princesas!
A maioria das gestantes que conheço, desejam arduamente amamentar seus bebês. Claro que já acompanhei casos de mulheres que não desejavam passar por isso, porém a grande maioria sonha proporcionar o melhor aleitamento, pela qualidade, economia e praticidade da oferta. Mas quando chegamos lá, logo depois do parto, vemos que não é uma tarefa fácil, Nada é automático, o bebê nem sempre nasce sabendo como mamar, e por outro lado, a mulher que nunca amamentou também não sabe como fazê-lo. Tudo é um aprendizado, para mãe, para o bebê, para a família, para os profissionais de saúde que orientam essas mães e para a sociedade.
Veja este lindo poema de um autor desconhecido:
Amamentar é um ato psíquico,
Indiscutivelmente um ato político,
Seguramente, um gesto psicológico…
Amamentar é um momento magnífico,
Traduz decerto,um posicionamento crítico,
Amamentar é um ícone ecológico…
Para muitas mães traduz um ato prático,
Para muitos bebes um exercício rítmico,
Talvez, dos movimentos, o mais democrático,
Dos comportamentos, o mais mítico,
Amamentar é fantástico,
É um antídoto contra o bico plástico,
É mais antigo que o homem paleolítico,
Definitivamente, o encontro mais romântico,
Possivelmente, o termo mais poético,
Provavelmente o contato mais íntimo,
E, embora as vezes ganhe um tom dramático,
Não há como negar-lhe o lado místico…
Não há como não ver o seu lado lúdico,
De significado tão elástico,
Coerente como um cálculo aritmético,
Por isso, um gesto sempre tão simpático,
Por isso nunca de um padrão estático,
Por isso quase sempre um gosto estético…
Pois é, há muita coisa envolvida quando falamos de amamentação e na maioria das vezes ressaltamos o ´´belo´´ que este ato representa. Mas e quando a amamentação não é prazerosa? E quando desejamos arduamente amamentar e não conseguimos?
Vou destacar hoje aqui pra você, 4 grandes problemas que podemos encarar nesse processo, e em seguida falaremos de soluções:
- Dor na mama quando o bebê realiza a sucção;
- Rachaduras na mama que podem virar feridas;
- Empedramento do leite;
- Baixa ou nenhuma produção de leite;
Tudo isso é real sim. Ninguém está isento de enfrentar problemas para amamentar, mas precisamos nos preparar para conseguirmos supera-las e então, proporcionar o melhor alimento para o bebê:
Primeiro passo: Realizar um pré-natal de qualidade
O sucesso da amamentação começa durante a gestação. Fazer todos os exames necessários para garantir o melhor cuidado para mãe e bebê, e estar ligado nas orientações médicas, seguindo exatamente o que lhe é orientado para que não haja necessidade de nascimento prematuro do bebê e para eliminar riscos de infecções e de parto cirúrgico.
Segundo passo: Esperar o momento certo para o nascimento do bebê
Quando o bebe nasce de parto natural, onde não há indução e nem mesmo o uso de medicamentos e hormônios sintéticos, o corpo da mulher irá se preparar para a expulsão do bebe liberando todos os hormônios necessários para este momento. Por exemplo, num parto normal induzido, geralmente se administra a ocitocina sintética que faz acelerar todo o processo do parto. Porém a ocitocina e outros hormônios serão naturalmente produzidos pelo corpo da mulher para promover o nascimento do bebê. Essa liberação hormonal NATURAL, favorece a AMAMENTAÇÃO. O hormônio que produz o leite, a PROLACTINA, é estimulado pelos hormônios liberados no trabalho de parto. Assim, podemos afirmar que quando uma mulher passa por uma cesariana ela pode sim ter mais dificuldade de amamentar seu bebe. Assim como uma mulher que tem parto prematuro, que estão sobre estresse emocional (o estresse inibe a liberação de hormônios para o parto, dificultando-o) e ou que tem seu parto cheio de intervenções medicamentosas. Não que ela não vá conseguir, todas podem sim amamentar , porém esse processo pode ser mais demorado ou até mesmo não acontecer.
veja também o texto: https://www.providenciando.org.br/o-parto-ideal/
Terceiro passo: o preparo da mama
Não caiam nessas historias de que é preciso preparar a mama para amamentar. Confie no seu corpo. Passar bucha, esfregar pano, pegar sol, nada disso!!!
Durante a gestação, perceba que a coloração do bico e da auréola ficam mais escurecidas, não é verdade? Então, isso significa que seus corpos estão já trabalhando para que você amamente o seu bebe. Caso saia leite ainda durante a gestação, não aperte e não estimule essa retirada, pois você pode estar perdendo o colostro que será muito importante para os primeiros dias de vida do bebe!
Quarto passo: Oferecer a mama na primeira hora pós-parto
Assim que o bebe nascer, seja normal ou cesárea, comece a estimular o bebe a mamar. Ele não vai pegar de primeira. Deixe-o cheirar, sentir o calor do seu corpo, e aos poucos encaixar no peito de forma correta. A forma correta é com o queixo do bebe encostado primeiramente na auréola e em seguida o encaixe. Existem varias posições para amamentar, escolha a que achar mais confortável sabendo que primeiro serão tentativas, você estará aprendendo e seu bebe também!

Os primeiros 3 dias, seu leite é rico em Colostro, ele tem uma coloração clara e em baixa quantidade, porém será a quantidade exata que seu bebe precisa!
Quinto passo: Escolhas locais tranquilos para você amamentar
Como já falamos anteriormente, o estresse atrapalha o parto e também atrapalha a amamentação. Ter a ajuda da família e de amigos nesse momento é fundamental e fazê-lo de forma tranquila também. Se você é uma pessoa com temperamento forte ou ´´orgulhosa´´, não será um bom momento para isso. Abaixe a guarda, garota! Você precisa de ajuda nesse momento para proporcionar a livre demanda para o seu bebe! A livre demanda desde a primeira hora pós parto é o que vai definir o sucesso do aleitamento materno!! Nada de dar de 3 em 3 horas, isso não existe!!! De 3 em 3 horas funciona quando o bebe está no leite industrial, não no peito!
Sexto passo: Livre demanda!
Já falei sobre isso no parágrafo anterior, mais devido a importância do assunto, repito quantas vezes for preciso!! Tem mães que acham que o bebe é guloso, que tem olho grande, ou que o leite está fraco, não sustenta, nada disso é verdade!!! O que é verdade é que na maioria das vezes não escutamos o bebe, não entendemos a linguagem dele e deixamos os ruídos externos atrapalharem esse momento lindo! Claro que você precisa levar o bebe regularmente para as consultas para ver se ele está ganhando peso, observe também quantas fraldas de xixi e coco você troca por dia. Um bebe que mama o necessário, enche umas 5 fraldas de xixi por dia e faz coco regularmente.
A livre demanda é a melhor escolha que você pode fazer nesse momento. Você terá que abrir mão de algumas coisas pra isso, como banhos demorados, refeição demorada, pois o bebe vai te exigir bastante. Posso dizer por experiência própria que não é fácil. As pessoas que não compreendem vão dizer que você está ´´mimando´´ seu filho, ou que ele vai ficar gordo demais, entre outras coisas, mas o mais importante é deixar o peito disponível sempre que o bebe desejar mamar, principalmente nos 6 primeiros meses de vida. Lembre-se que esses meses não voltarão nunca mais!
Se você seguir todas essas etapas, certamente não terá problemas para amamentar!
A Raquel, fiz tudo isso, e quando o bebe suga, sinto muita dor! O que fazer?
Nos 3 primeiros meses realmente podem não ser tão bom assim amamentar. Você ainda está se acostumando e seu corpo também. Se a pega estiver correta, não terá problemas de feridas. Se ferir insista na amamentação usando recursos pra cicatrizar a mama, como: passar o próprio leite e deixar o peito livre , sem roupas; usar um bico de silicone; retirar leite com a bombinha e oferecer pro bebe em um copinho; passar o próprio leite e ir pro sol, ou utilizar pomadas cicatrizantes, tanto que não pare de amamentar, vale tudo!
A dor quando o bebe suga é normal no primeiro mês, no segundo mês já há uma melhora e depois de três meses, você vai ver que sentirá prazer em amamentar!
Obrigada!! E até o próximo artigo!!
Raquel Spinelli
Doula , Fisioterapeuta e Educadora Perinatal
Saiba o que é uma doula: https://www.providenciando.org.br/o-papel-da-doula/
Assista ao vídeo PRIMEIRAS HORAS e saiba mais sobre o parto: