Horta Inteligente

Apresentação

O projeto Horta Inteligente surgiu e funciona no morro da Providência, Rio de Janeiro, RJ. Nossa missão é promover ações de melhoria das condições de vida da comunidade através da educação ambiental e da agricultura sustentável. Desde 2015 atuamos com a educação de crianças da rede municipal de ensino, realizando oficinas e ações comunitárias. Até aqui, conseguimos levantar recursos para nossas atividades e alcançamos mais de 450 pessoas, entre crianças e moradores de comunidades do Rio de Janeiro. Nossa principal motivação é o desejo de avançar com esse trabalho social.

Nos centros urbanos o contato com a natureza é mais difícil para as crianças, e muitas crescem sem saber de onde vêm seus alimentos ou para onde vão seus resíduos. Por isso, nosso objetivo é implementar na educação infantil básica e fundamental o cultivo de alimentos, incentivar bons hábitos alimentares nos alunos e seus familiares e desenvolver ações para melhoria de questões ambientais da Providência através dos próprios moradores.
O projeto é inovador porque de fato “planta uma semente”: o contato com a terra e com o cultivo de alimentos é ponto de partida para a criação de uma relação mais respeitosa com o ambiente a nossa volta e conseqüentemente com as pessoas que convivemos. Através do nosso trabalho esperamos contribuir na formação agentes transformadores, que possam plantar o futuro conosco. Acreditamos na potência das metodologias populares de educação ambiental para a tomada de autonomia e o despertar do senso de coletividade, como caminho para melhoria das condições de vida.
Somos um projeto auto-sustentável e para manter nossas atividades sociais oferecemos nossa metodologia de educação a instituições de ensino particulares, além de ministramos oficinas, palestras e serviços de instalação de hortas urbanas em residências e estabelecimentos comerciais. Parte dos recursos obtidos são revertidos para a continuidade do projeto de educação infantil e demais ações socioambientais na favela da Providência.

Coordenação:

Elisângela Almeida (Elis), 21 anos.

-Sou coordenadora da Horta Inteligente, vou está atuando na parte de acolhimento de vocês aqui no Providenciando.
Atualmente trabalho na área administrativa na empresa SUIPA. Faço outros diversos cursos, como Administração e logística, design e etc… Minha área do sonho é formar em engenharia ambiental.
Fui embaixadora e uma das semifinalistas do prêmio Prudential espírito comunitário.