[vc_row][vc_column][vc_custom_heading text=”Projeto Pré-Encceja” font_container=”tag:h1|text_align:left” google_fonts=”font_family:Quicksand%3A300%2Cregular%2C700|font_style:700%20bold%20regular%3A700%3Anormal”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”3500″ img_size=”full” alignment=”center”][vc_empty_space height=”15px”][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]O Encceja constitui-se em um exame para aferição de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.

A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no Exterior que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade própria. No Brasil, com a instituição do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]de 2009 o Encceja Nacional passou a ser realizado visando à certificação apenas do Ensino Fundamental, pois a certificação do Ensino Médio passou a ser realizada com os resultados do Enem.

O PROJETO ENCEJJA 2014, teve início em novembro de 2013, através do patrocínio da empresa PORTO NOVO , com aulas semanais e noturnas, para moradores da zona portuária que estão em atraso no ensino fundamental regular. Com uma turma capaz de atender até 20 alunos, o projeto ofereceu, material didático e professores nas seguintes matérias: português, ciências, historia, geografia, matemática e inglês. Além de uma estrutura de aula, com sala climatizada, data show e lanche nos intervalos.

O objetivo principal deste projeto é promover a inclusão de adultos que, por diversos motivos, não tiveram a oportunidade de concluir o ensino fundamental. De uma maneira mais rápida, o aluno tem a oportunidade de estudar e se preparar para a prova do Encejja oferecido pelo governo federal uma vez ao ano. Entendendo a dificuldade que os adultos, a muitos anos longe da escola enfrentam, utilizamos técnicas de fácil compreensão, oficinas de leitura, reforço de matemática e até mesmo uma turma de alfabetização de adultos.

Através da metodologia de ensino do INEP, instituto responsável pela realização do provão do Encceja, os professores abordaram conteúdos pertinentes a prova, auxiliando os alunos a compreensão de textos , técnicas de leitura, conteúdos específicos de cada matéria, para que todos possam realizar a prova com segurança e ter a possibilidade de através dela obter a certificação do Ensino Fundamental.

[/vc_column_text][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row]