Providenciando o Futuro

Apresentação

O Projeto PROVIDENCIANDO O FUTURO, foi implantado no ano de 2014 na comunidade Morro da Providência, derivando-se do projeto de atendimento a jovens mães. Tendo sido elaborado visando a inclusão social de alunos das camadas populares nas universidades públicas ou particulares (com bolsas de estudos) do estado do Rio de Janeiro.

Evidencia-se neste modelo de projeto a importância da construção da cidadania, do desenvolvimento social de cada indivíduo e da ampliação da auto estima com

foco na obtenção de aprovação e classificação expressiva no ENEM e outros processos seletivos de instituições públicas e ou privadas.

Valores

Tendo como público alvo inicial as meninas acolhidas pelo Providenciando a Favor da Vida, que tinham muito déficit na aprendizagem, o projeto ao aplicar-se, definiu por si só a necessidade de oferecer mais e melhores apoios no sentido de reforçar e ampliar os conhecimentos básicos da educação escolar formal, que, para além da deficiência de conteúdos apresentou-se defasado pelos anos de afastamento dos bancos escolares. Assim, especificou-se o público a ser atendido, com divisões plausíveis nos níveis de ensino a serem aplicados.
Deste modo ampliaram-se o atendimento aos demais jovens interessados no ensino preparatório para o ingresso nas universidades. Tendo-se estruturado um escopo de projeto incluindo-se o trabalho voluntariado de professores qualificados para o ensino de cada disciplina a ser cobrada nas provas. Uma equipe de colaboradores técnicos, se linha ao projeto no intuito de realizar os tramites burocráticos sempre necessários para manter a ordem e os dados técnicos armazenados, tais como a situação financeira e social de cada indivíduo a fim de mapear seu potencial na obtenção de sucesso no objetivo do curso. O projeto se desenvolve anualmente, respeitando os períodos letivos formais e sempre focados nos assuntos do ENEM e demais concursos para universidades do Rio de janeiro, com especial atenção aos temas das redações sempre muito complexos e exigentes do cognitivo do corpo discente.

Equipe de Voluntários do Providenciando o Futuro:

Luciano Castro, 23 anos.

Graduando em Licenciatura em Química

Professor voluntário desde 2015 e coordenador Providenciando o Futuro desde 2017

“A educação é transformadora. Acredito que através dela é possível vencer barreiras e realizar sonhos. Todos nossos alunos têm uma história que precisa ser valorizada. A universidade é sim do negro, do estudante de escola pública e de quem quiser! Vamos juntos transformar vidas!”

Bruno Villa, 33 anos.

Jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com passagens por jornais de Salvador e Rio de Janeiro, e graduando em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).