Sobre Nós

Livro Escrito por Raquel Spinelli e Colaboradores que relata o começo desta experiência.

Missão

Promover ações que auxiliem no desenvolvimento humanitário e melhore a sua relação com o mundo, em busca de uma evolução social de longo prazo e da superação humana.

Visão

Impactar na formação da vida a partir da concepção, em busca de um futuro onde há igualdade nas oportunidades.

Humanizar as relações entre empresas e comunidades através de projetos de desenvolvimento pessoal e ações de voluntariado.

Valores

O Providenciando tem como norte para sua atuação a transparência, o respeito a diversidade, a valorização da família, da mulher e da criança e de cada indivíduo como um ser único e capaz de realizar transformações para si e para a sua sociedade.

Histórico da organização

A organização PROVIDENCIANDO VIDAS, iniciou seu trabalho social e comunitário no ano de 2011, à partir da identificação de muitas adolescentes e jovens gestantes, no morro da Providencia. Após pesquisa detectou-se que a grande maioria não recebia o devido apoio, nem social, nem comunitário e muitas vezes nem familiar e esta jornada tornava-se um perigoso e sofrido caminho a ser percorrido pelas jovens mães, iniciando-se já no seu atendimento pré-parto, replicando-se na hora do parto e prolongando-se pelo pós-parto quando se viam sozinhas, até mesmo sem o companheiro para auxiliar na jornada da maternagem. Assim surge a estruturação da OSCIP Providenciando a Favor da Vida, com a finalidade de formalizar um trabalho de atendimento a mães adolescentes, que exigia otimizar a resolução das demandas daquele público alvo. Diante desta premente necessidade, estruturou-se a instituição para que se pudesse angariar parcerias que viessem somar forças ao trabalho já existente, e também para que se conseguisse, formalmente, receber apoio financeiro de empresas interessadas em ações sociais.

A atual presidente, Raquel Spinelli, elaborou uma metodologia de acolhimento, cujo atendimento às gestantes acontece semanalmente, contando com profissionais, voluntários e doações. Em 2014 consolida-se diversas parcerias e somam-se apoiadores, o que exigiu a formalização da Associação que passou a ter o objetivo de disponibilizar, além de apoio material com a doação de enxovais que serviam de chamariz, informações que promovessem o empoderamento das meninas_mães, através de palestras, exercícios, atividades manuais, aconselhamentos e encaminhamentos promovidos por profissionais qualificados que muitas vezes

promoviam também o reforço dos laços familiares que por ventura estivesses fragilizados pelo evento da gravidez precoce e_ou inesperada. Deste modo, com gestantes mais bem informadas e famílias melhor estruturadas, obrigava-se a otimização do atendimento a estas mulheres, tornando-os mais respeitosos, eficientes e acolhedores.

Objetivos Específicos

· Explicitar a importância da valorização da mulher_mãe

· Conscientizar a mãe da importância dela mesma na atuação da maternagem

· Auxiliar no desenvolvimento educacional e reforço da renda familiar

· Educar para a prevenção de dsts e Planejamento Familiar e Financeiro

· Atuar no apoio do desenvolvimento saudável do feto no pós parto e na educação infantil

Visão de futuro da organização:

Toda ação da organização Providenciando, traduz-se na intenção de impactar positivamente a vida social do morro da Providência, através da educação crianças, adolescentes, jovens e adultos da família extensa, pois estes futuramente, de posse de informações e ensinamentos válidos, promoverão e serão partes atuantes de casais que planejam seus filhos desde a concepção, gerando bebes menos negligenciados em sua infância, melhorando assim a perspectiva de futuro dessas crianças, que se tornarão jovens livres de doenças psicossomáticas, inovadores, com potencial criativo e conscientes da sua importância como pessoas em desenvolvimento e cidadãos portadores de direitos e deveres, conseguindo assim diminuir a violência social que os circunda.

Pretende-se que este trabalho possa, em algum momento da estruturação de políticas públicas do país seja permitido expandir essa metodologia e atuação por todo Brasil. Incentivando projetos inovadores de acolhimento a parturientes e cuidados com bebes na primeira infância, bem como ter uma infra-estrutura fisica e profissional, para atender, não só às gestantes, mas a todos os cuidadores que circundam o bebe.

Para tanto, a diretoria atua diretamente na coordenação, execução e monitoramento das ações desenvolvidas, promovendo o incentivo à participação dos profissionais atuantes em reuniões mensais de todos os conselhos nos quais possuímos registros, sendo eles o Conselho da região portuária dirigido pelo CRAS e o Conselho de segurança dirigido pela UPP.

A Organização e a Comunidade Local

A Organização hoje, é parte atuante e fundamental dentro da comunidade do Morro da Providência, pois sua atuação não se restringe apenas ao atendimento e

acolhimento das gestantes e acompanhamento no pós parto, mas também estrutura e coordena projetos que atingem diversas faixas etárias e áreas de interesse comunitário, como: Cursos de alfabetização de adultos, horta comunitária, pré vestibular social, cursos profissionalizantes em áudio visual, ações de voluntariado local e lideranças comunitárias. Sendo assim, tornamo-nos parte atuante, importante e fundamental ponto de apoio e referência para crianças, jovens e adultos que a partir da sua participação em nossos projetos passam a ter novas perspectivas de futuro.

“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho e na ação-reflexão” (Paulo Freire)

PRESIDENTE  &  FUNDADORES: Mandato 2014 -2017

Raquel da Gama Spinelli

-Fisioterapeuta, Pós graduanda em Saúde Pública pela FIOCRUZ
-Educadora Peri natal

Ednalda Oliveira

-Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia

Natan Spinelli

-Analista de Sistemas, Especialista em Gestão de Projetos

Mesa Diretora: Mandato 2017 – 2020

Raquel da Gama Spinelli

-Fisioterapeuta, Pós graduanda em Saúde Pública pela FIOCRUZ
-Educadora Peri natal

Natan Spinelli

-Analista de Sistemas, Especialista em Gestão de Projetos

Rita de Cássia Carvalho

-Assistente Social, Pós graduada em violência domésticaMestre no atendimento a infância, adolescência e famílias.
-Especializada em elaboração de projetos sociais desde 2007. Palestrante e voluntária em ações sociais.

Membros do Conselho Fiscal:

Edmundo Oliveira

Ana Paula Costa

Alexandre dos Santos Gonçalves